Metodologia Pedagógica

O percurso da SCMS no domínio da educação tem permitido experienciar diversas ideologias pedagógicas, fazendo-nos crer que o processo de ensino-aprendizagem deve ser individualizado, adaptado às características e necessidades específicas de cada criança.

A Pedagogia de Projeto tem vindo a constituir-se como modelo pedagógico privilegiado, defendendo a livre participação e autonomia das crianças, contribuindo para o aumento dos seus interesses e conhecimentos, valorizando a curiosidade e criatividade infantis. Este modelo resulta dos fundamentos da educação progressista, desenrolando-se sob influência dos trabalhos de Kilpatrick e Dewey, entre outros.

Segundo Katz e Chard (1997, in Vasconcelos et al, 2012) o trabalho de projeto promove o desenvolvimento intelectual das crianças englobando não apenas conhecimentos e capacidades, mas também a sensibilidade emocional, moral e estética das crianças. As crianças colocam questões, resolvem problemas e buscam um sentido para o mundo que as rodeia, desenvolvendo a capacidade de continuar a aprender. Katz (2004, in Vasconcelos et al, 2012) afirma que as experiências de carácter intelectual, fortalecem as disposições inatas da criança para:

 

  • fazer sentido da sua própria experiência;
  • colocar hipóteses, analisar, elaborar conjeturas;
  • ser curiosa;
  • fazer previsões e verificá-las;
  • ser empírica;
  • persistir na resolução de problemas;
  • tomar iniciativas e ser responsável pelo que conseguiu fazer;
  • antecipar os desejos dos outros, as suas reações.

   

 

Objetivos pedagógicos da valência de Creche

Os objetivos pedagógicos das creches da SCMS são baseados no Manual de Processos Chave para Creche (Sistema de Gestão de Qualidade) do Instituto da Segurança Social.

a) Assegurar a prestação de cuidados adequados ao desenvolvimento e bem-estar das crianças no que respeita à segurança, higiene e nutrição;

b) Desenvolver o máximo de competências e capacidades das crianças através da promoção de um ambiente facilitador à brincadeira ativa, descoberta, interação, exploração, criatividade e à resolução de problemas por parte das crianças;

c) Criar um ambiente adaptável às necessidades e interesses individuais das crianças facilitando a sua confiança e iniciativa;

d) Estabelecer relações que favoreçam a participação ativa da criança;

e) Criar uma rotina diária consistente que reforce o sentimento de pertença e a adaptação da criança ao quotidiano.

Todo o trabalho desenvolvido na creche tem como grande objetivo promover o desenvolvimento integral da criança ao nível sócio afetivo, cognitivo e psicomotor.

Neste sentido, serão trabalhadas as seguintes áreas de desenvolvimento:

1 – Físico-Motora

2 – Pessoal e Social

3 – Aprendizagem e Cognição

4 – Higiene, Saúde e Segurança

PLANEAMENTO DE ATIVIDADES

Anualmente a educadora de infância, em articulação com outros elementos, incluindo os encarregados de educação, elabora o Projeto Curricular que é um documento que define e sintetiza as opções pedagógicas, objetivos operacionais e atividades para o ano letivo.

Na elaboração deste documento são consideradas as características e necessidades específicas das crianças, por sala, permitindo desta forma, ajustar o currículo ao perfil dos educandos.

De acordo com o perfil e faixa etária das crianças, são definidos objetivos, estratégias, atividades e indicadores de avaliação para cada área de desenvolvimento curricular.

Este plano inclui ainda a descrição da organização do tempo e da sala de atividades, bem como, os passeios previstos e temas a trabalhar. São ainda caracterizadas as rotinas diárias, que são atividades diárias realizadas pela criança de forma sequencial, fundamentais para que a criança se consiga orientar e sentir mais segura, para alcançar uma melhor noção de tempo, e adquirir gradualmente, maior autonomia.

O documento é entregue aos encarregados de educação no início do ano letivo e servirá de guia orientador ao trabalho desenvolvido pela educadora ao longo do ano letivo.

 INSTRUMENTOS DE TRABALHO 

Ao longo do ano letivo são utilizados instrumentos pedagógicos que são trabalhados de acordo com a idade e desenvolvimento das crianças.

Mapa das presenças: o registo das presenças é realizado através de uma tabela de dupla entrada. Permite que as crianças desenvolvam noções temporais (dia da semana) e matemáticas (contagem das crianças presentes e das crianças que estão ausentes), favorece o sentido de pertença ao grupo e estimula a autonomia.

Mapa do tempo: instrumento mensal que ajuda as crianças no reconhecimento do estado do tempo através do seu registo diário.

Mapa dos Aniversários: permite que as crianças acompanhem os aniversários dos amigos e adquiram noções temporais.

Portefólio: (utilizado desde o Parque 1) instrumento de organização e avaliação do trabalho desempenhado pela criança.

Caderno da Criança: (utilizado apenas no Parque 1) instrumento individual que tem por objetivo facilitar a comunicação entre a creche e a família sendo preenchido com informações relevantes sobre a criança. Este caderno irá para casa sempre que a educadora achar pertinente ou por solicitação dos pais. No final do ano funcionará como livrinho de recordações do tempo passado nesta sala.

Registo de informação diária: impresso preenchido diariamente, disponível para consulta. Permite informar os pais como correu o dia, alimentação, sesta, higiene, etc.

São ainda utilizados os seguintes instrumentos de diagnóstico e avaliação:

Ficha de Sala e Avaliação Diagnóstica: preenchida pelos pais de forma individual permite à educadora tomar conhecimento de diversas informações importantes relativas a cada criança (caracterização pessoal, contactos urgentes e a quem pode ser entregue, doenças e alergias, gostos e preferências, desenvolvimento geral desde o nascimento, …).

Processo de Adaptação da Criança: consiste numa grelha que, depois de preenchida pela educadora durante as quatro primeiras semanas que cada criança está na creche, permite elaborar um relatório sobre a forma como decorreu a sua adaptação. Durante o seu preenchimento, a educadora vai avaliando as necessidades da criança formulando possíveis soluções que vão de encontro a uma melhoria no seu processo de adaptação.

Relatório do Processo de Adaptação da Criança: registo elaborado pela educadora após o primeiro mês de frequência da criança na creche. Tem por base as observações recolhidas no Processo de Adaptação da Criança e pretende dar a conhecer aos pais o parecer técnico da educadora acerca da forma como decorreu a adaptação do seu educando.

Perfil de Desenvolvimento da Criança: conjunto de questões que permitem perceber o nível de desenvolvimento geral da criança tendo por base a comparação entre os comportamentos observados e desejáveis, de acordo com a faixa etária e os domínios de desenvolvimento infantil pré-definidos.

Plano Individual da Criança (PI): instrumento que permite de forma individual e personalizada acompanhar o desenvolvimento da criança. Para tal é estabelecido pela educadora em conjunto com os pais (e sempre que se considere oportuno) um conjunto de atividades destinadas a estimular a aquisição de uma determinada competência na criança, que irão permitir atingir os comportamentos desejáveis na sua faixa etária.